Em novembro de 2000, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, foi promovida a 1ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX, visando proporcionar um momento de reflexão sobre o significado social, bem como a demonstração do potencial e das realizações da Universidade.

Pela primeira vez, a UFSC reuniu, em um único evento, trabalhos representativos do seu tripé básico, tentando demonstrar, na prática, a busca da indissociabilidade constitucional entre ensino, pesquisa e extensão. Congregando eventos já consagrados como a 8ª Semana da Pesquisa, o 2° Salão de Cultura e Extensão, o 11° Programa de Formação Pedagógica dos Docentes e o 2° Seminário de Monitoria, a 1ª SEPEX teve grande repercussão, com a apresentação de 671 trabalhos em forma de painéis e 91 em forma de estandes, com a oferta de 63 oficinas para a comunidade interna e externa, bem como com atividades culturais contínuas e eventos paralelos de discussão. A mostra esteve localizada na Praça da Cidadania, num pavilhão de 1,2 mil metros quadrados, mas a diversidade das atividades que compuseram o evento, fez com que acontecesse em toda a Universidade.

A sua repercussão positiva pôde ser observada pelo número de visitantes, pois, além da comunidade interna da UFSC, composta de professores, servidores tecnico-administrativos e estudantes, da pré-escola à terceira idade, contou-se com a visita de alunos de diferentes escolas do Estado. A comunidade externa, em especial da cidade de Florianópolis, atendeu ao convite e esteve presente, sendo estimado um público externo de 25.000 pessoas.

A organização da 1ª SEPEX foi uma construção coletiva, envolvendo vários setores, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária. Assim, esta foi uma oportunidade de vivência da qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas na Universidade Federal de Santa Catarina, reafirmando o seu compromisso social como universidade pública e gratuita.

 

Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Reitor