A Universidade Federal de Santa Catarina, na sua busca contínua de aumentar cada vez mais a integração interna e externa, realizou, no período de 11 a 14 de junho, a 2ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX. Com o tema “Integração se escreve assim”, a comunidade catarinense foi literalmente integrada ao campus e conferiu em conjunto as atividades da UFSC e suas inter-relações.

Este evento, que contou com a visita de aproximadamente 25.000 pessoas, dentre eles cerca de 1.500 alunos de escolas externas à UFSC e diversos grupos de crianças de projetos sociais, teve como grande solicitação final a ampliação para além dos seus quatro dias.

Como uma das iniciativas de uma incisiva política de apoio à indissociabilidade das áreas de ensino, extensão e pesquisa, a universidade preparou-se apresentando120 trabalhos na forma de estandes e 1.068 na forma de painéis, oferecendo 103 minicursos que abrangeram mais de 3.800 vagas, além de intensa agenda cultural, palestras, conferências e debates. Novamente a mostra esteve localizada na praça da Cidadania, em pavilhões que totalizaram 2.400 metros quadrados, mas a diversidade das atividades que compuseram o evento fez com que ele acontecesse em toda a universidade.

Os trabalhos apresentados foram classificados por áreas temáticas, quais sejam, comunicação, cultura, tecnologia, educação, meio ambiente, trabalho, saúde e direitos humanos. Com esta organização, atividades desenvolvidas em diferentes Centros de Ensino dividiram o mesmo espaço, proporcionando uma grande oportunidade de integração.

É deste modo, pois, que a UFSC, com o orgulho de ser uma das melhores universidades do Brasil, continua construindo coletivamente seu futuro, ao mesmo tempo que coloca para a comunidade que a sustenta e mantém o fruto maior do seu trabalho cotidiano, reafirmando cada vez mais seu compromisso social como Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

 

Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Reitor
Prof. Lúcio José Botelho
Vice-Reitor