Apresentação

A terceira edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEx consolidou a proposta de integrar as atividades-fim que orientam a nossa Universidade. Reunindo e expondo a produção intelectual de grupos de pesquisa, núcleos e projetos em painéis e estandes, em minicursos dirigidos à comunidade interna e/ou externa, em eventos de discussão multidisciplinar, em palestras e conferências, a Universidade Federal de Santa Catarina reafirmou a sua missão integradora e mostrou como se esforça em responder às necessidades da população.

Estimular a reflexão sobre o papel da Universidade na sua interação com a comunidade, ressaltando o compromisso com a produção, sistematização e socialização do saber na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática foi o principal compromisso da 3ª SEPEx, que mais uma vez evidenciou a importância da integração entre os diversos setores da UFSC.

Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Reitor

 

3ª SEPEX

A Universidade Federal de Santa Catarina comprometida com a produção, sistematização e socialização do saber em suas diferentes expressões, vem privilegiando ações concretas, de modo a contribuir para a transformação da sociedade, considerando-a como ponto de partida e de retorno do ensino e da pesquisa que desenvolve, numa articulação estabelecida através das ações de extensão. É nesta perspectiva que fica evidenciada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em nossa universidade.
Na busca da consolidação dessa articulação, a UFSC vem promovendo um evento onde reúne sem distinção, trabalhos representativos de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que é a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.
Neste CD-Rom você poderá apreciar os vários trabalhos apresentados na 3ª edição do evento que no ano de 2003 teve a presença de mais de 35.000 visitantes e 1475 trabalhos inscritos.