Universidade Federal de Santa Catarina
3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 4 a 7 de julho de 2003

Área Temática: Educação
Título: A ludicidade na confecção artesanal de livros infantis: os sentidos da leitura
Autor:

Eliane Santana Dias Debus

E-mail:

elianedebus@hotmail.com

Colaboradores:

Ticiane Bombassaro, Denise Westphal Sá, Luciana Souza, Rose Aparecida de Souza, Beatriz Massaud, Geisa Pires, Maurícia Santos/Elaine cristina Marcílio, Marli Schilickmamm, Marília Cunha Pinto, Sara L. C. Côrrea, Elizabeth Martins,

Laboratório:

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de 0 a 6 anos, Centro de Ciências da Educação.

Centro:

Centro de Ciências da Educação

Departamento:

Departamento de Metodologia de Ensino

Resumo: A leitura literária no âmbito da educação das crianças de 0 a 6 anos de idade vem cada dia recebendo maior atenção de pesquisadores, em especial no que diz respeito ao contato com a materialidade do impresso como possibilidade de apropriação da leitura. Assim, compreendendo o livro infantil como objeto tri-mídia composto pelo texto literário, a ilustração e pelo livro como materialidade, desenvolvemos, desde o primeiro semestre de 2001, como experiência de ensino junto a disciplina "Literatura Infanto-Juvenil", no curso de Pedagogia - habilitação Educação Infantil, a confecção de livros artesanais de literatura infantil. A proposta tem o objetivo de levar as alunas a compreender os elementos constitutivos do livro, refletir sobre a relação estabelecida entre o leitor de 0 a 6 anos com o objeto livro e a leitura, escapulir de uma visão escolar e conteúdistica e privilegiar a ludicidade na composição do livro infantil. Livros de diversos materiais e formatos foram confeccionados numa perspectiva experimental: livros de pano, plástico, papelão, cartonado, pequeno, grande, redondo, quadrado, etc. Livro para ler com os pés (livro tapete) e livros para ler com as mãos (braile). A relação do leitor - a criança ou o adulto - com o livro ultrapassa os limites do texto impresso e ganha sentido também pelos sentidos.
Palavras-chave:

educação infantil, literatura infantil, livro artesanal