Anais da 4ª SEPEX

ISSN: 1808-4370


Quando, em novembro de 2000, resolvemos realizar a primeira edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, existia um misto de descrença e temor em torno do desafio. Afinal não havia histórico e precedente que garantissem o sucesso de um evento reunindo as atividades fim de uma instituição universitária. Mas as edições que se seguiram demonstraram que estávamos no caminho certo.

A 4ª. SEPEX é, portanto, resultado da constante busca pela consolidação e articulação do tripé que sustenta a Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A ampliação e o aperfeiçoamento da Sepex foram evidentes a cada ano. Atendemos a um público crescente de visitantes entre alunos de escolas de ensino fundamental e médio, pessoas da comunidade do entorno e de outras Universidades. Em termos comparativos, a primeira edição, em 2000, recebeu a visita de 15.000 pessoas. Já a 4ª. SEPEX teve um público de mais de 40.000.

A SEPEX é, em síntese, uma vitrine dos trabalhos realizados por servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes. É um momento privilegiado em que as comunidades interna e externa podem conhecer e interagir com o que está sendo feito na universidade.

A 4ª edição da SEPEX teve como novidade a incorporação do XIV Seminário de Iniciação Científica. A partir desta edição os dois eventos, antes separados, passam a acontecer na mesma época. O objetivo é aproximar a comunidade da produção acadêmica, e divulgar os resultados de trabalhos realizados por alunos dos cursos de graduação da UFSC.

Fizeram parte da programação a apresentação de Painéis, Mini-cursos, Palestras, Estandes interativos, Exposições, a Feira do Livro das Editoras Universitárias e diversas atividades culturais.

Nos 120 estandes e nos 1.222 painéis expositivos viu-se uma mostra das atividades que são desenvolvidas diariamente na Universidade Federal de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento.

Na programação cultural desenvolvida durante a 4ª. SEPEX foram apresentadas diversas manifestações artísticas e desportivas e, assim como no ano anterior, houve a feira dos Colégios Agrícolas de Araquari e Camboriú, a feira de artesanato do Núcleo de Estudos da Terceira Idade e o Engenho de Fabricar Farinha de Mandioca.

A quarta edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão mostrou que a SEPEX se tornou o evento institucional da UFSC, com o envolvimento de toda a comunidade.

Lúcio José Botelho
Reitor