No ano em que a Universidade Federal de Santa Catarina comemora seus 45 anos de história, comprometida com a produção, sistematização e socialização do saber em suas diferentes expressões, vem privilegiando ações concretas, de modo a contribuir para a transformação da sociedade, considerando-a como ponto de partida e de retorno do ensino e da pesquisa que desenvolve, numa articulação estabelecida através das ações de extensão.

É nesta perspectiva que fica evidenciada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, constituindo o tripé básico de nossa universidade.

Na busca da consolidação dessa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a UFSC vem promovendo um evento onde reúne sem distinção, trabalhos representativos desse tripé básico da universidade, que é a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.

A 5ª SEPEX recebe mais de 45.000 visitantes em 4 dias de evento

Em quatro dias, de 14 a 17 de setembro, circularam no pavilhão principal da 5ª SEPEX mais de 45.000 pessoas, entre estudantes, técnico-administrativos, professores e visitantes externos. Pessoas de todas as idades visitaram os 120 estandes interativos e os 1870 painéis, incluindo os painéis do XV Seminário de Iniciação Científica, que ocorreu em pavilhão paralelo a SEPEX.

Em levantamento feito pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC, a SEPEX em 2005 envolveu mais de 10.000 estudantes, entre painéis e estandes, além das atividades em minicursos.

Outro fato que surpreendeu foi a visitação ao site oficial do evento, que superou as 80.000 visitas desde 2003. Em setembro o site atingiu seu record de visitação, chegando a marca de 17.000 visitas por mês.

Mais de 100 escolas de diversas localidades da Grande Florianópolis e de toda Santa Cataraina visitaram a SEPEX, oriundas de Brusque, Canoinhas, Pomerode, Mafra, Timbó, Araranguá, Joinville, Angelina, Videira e outras cidades.

Em mais uma edição a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC confirma a integração como lema principal, mostrando a produção da Universidade Federal de Santa Catarina para a sociedade brasileira e integrando seus diversos setores em um dos maiores eventos de ensino, pesquisa e extensão do Brasil.

Lúcio José Botelho
Reitor