Universidade Federal de Santa Catarina
Anais da 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14 a 17 de Setembro de 2005

Trabalho

Área Temática: Trabalho
Título: Competências necessárias para administrar conflitos organizacionais
Nome do Grupo: NETCOS
Apoio financeiro: CAPES
Apoio de Editais internos da UFSC: Nenhum
Instituicoes Envolvidas:
Tipo de Exposição: Painel
Nome do Autor:

FERNANDA PIRES FERNANDES

e-mail do Autor:

fernandaf@yahoo.com.br

Fone do Autor:

(48)237-4389

Unidade/Setor:

Curso:

Curso de Pós-Graduação em Administração-ME

Centro:

CSE

Co-autor(es):

Colaborador(es):

Suzana da Rosa Tolfo (orientadora)

Resumo:
A sociedade atual tem sido caracterizada pela globalização dos mercados, que passa a exercer influência no mundo moderno e transformações de ordem social, política e econômica. No âmbito das organizações, houve o aumento da competitividade e a consolidação de um ambiente de muitas incertezas. As empresas passaram à busca incessante de alternativas estratégicas, por meio de avanços tecnológicos e processos de gestão, para manter-se no mundo dos negócios. Nesse sentido, para Stewart (1998) a valorização das pessoas constitui-se como vantagem e diferencial competitivo, em função das pessoas serem a gênese dos conhecimentos produzidos pelas organizações, a fonte de idéias e inovação que contribuem para a eficácia dos processos empresariais. No exame do ser humano em sua individualidade, as relações interpessoais podem apresentar racionalidades convergentes ou divergentes, o que vem a configurar a possibilidade empresas numa perspectiva de valorização das pessoas e maximização de suas competências. A criação de estratégias que otimizem a gestão de pessoas adquire relevância para garantir as respostas à conjuntura baseada na competitividade. Gerir pessoas pressupõe também a administração de conflitos, uma vez que conflitos são um aspecto intrínseco às relações interpessoais. Pretende-se nesta pesquisa, investigar quais as competências necessárias para administrar conflitos organizacionais. Em função disso, esta pesquisa tem como objetivo geral estudar as competências necessárias para administrar conflitos organizacionais. Como objetivos específicos pretende identificar as competências necessárias para administrar conflitos organizacionais na literatura identificar os tipos de conflitos organizacionais verificar a opinião de experts em conflitos sobre competências em gestão de conflitos e compor a partir da literatura e da opinião de experts uma matriz de competências para administração de conflitos organizacionais. O Estudo caracterizar-se-á fundamentalmente como uma pesquisa de levantamento. Para seu desenvolvimento utilizar-se-á uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir teoricamente com o aprofundamento dos conhecimentos e reflexões acerca das competências necessárias para administrar conflitos organizacionais. As conclusões obtidas poderão contribuir para que as organizações possam identificar e desenvolver as competências necessárias para administrar conflitos organizacionais.
Palavras-chave:

Organizações,Competências,Conflitos