Universidade Federal de Santa Catarina
Anais da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16 a 19 de Maio de 2007

Trabalho

Área Temática: Educação
Título: Estratégias de leitura em língua inglesa: uma proposta metodológica para o ensino agrícola
Apoio financeiro:
Apoio de Editais internos da UFSC: Nenhum
Instituicoes Envolvidas: CASCGO,Programa de Pòs-Graduação Educação Agrícola UFRRJ
Tipo de Exposição: Painel
Nome do Autor:

SUELI REGINA DE OLIVEIRA

e-mail do Autor:

susunlight_@hotmail.com

Fone do Autor:

(47)3447-7221

Unidade/Setor:

CASCGO-COL.AGRIC.SEN.GOMES DE OLIVEIRA

Curso:

Centro:

CASGO

Co-autor(es):

Dra. Celina Frade - Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ.

Colaborador(es):

Resumo:
Atualmente, com a abertura de fronteiras entre os países e o advento da internet, a globalização e as tecnologias de informação encurtaram as distâncias e disponibilizaram o conhecimento de outros países. Não é mais possível pensar em um sistema lingüístico nacional isolado e supostamente auto-suficiente. Cada sociedade contribui com sua parte no contexto global, onde há muita informação sendo partilhada instantaneamente, exigindo uma reestruturação da organização sócio-educacional para que se possa ter acesso a toda esta informação. Dentro de um contexto amplo, pretende-se mostrar que aprender uma língua estrangeira na escola vai além de buscar apenas a sistematização do vocabulário e de regras gramaticais. Os problemas que por ora aqui se colocam são: a) quais estratégias de leitura seriam mais adequadas para a aprendizagem de língua inglesa no ensino agrícola; b) em que aspectos estas estratégias poderiam auxiliar no ensino-aprendizagem da língua inglesa para o aprendiz do ensino agrícola e c) como a leitura poderia auxiliar o aprendiz na aquisição de um novo código lingüístico no contexto técnico-profissional.O trabalho objetiva implementar uma proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de língua inglesa a partir de estratégias de leitura como elemento desencadeador da aquisição das competências e habilidades da língua no Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, município de Araquari, Santa Catarina.Trata-se de um estudo de caso centrado em um número de vinte e cinco informantes, alunos do curso Técnico em Agropecuária Subseqüente. Inicialmente será feito o levantamento do perfil sócio-econômico, bem como da experiência de leitura dos alunos. O trabalho reunirá dicionário, textos, lições, e dinâmicas para aprendizagem da leitura em língua inglesa. Durante a pesquisa, o papel do professor será o de mediador e facilitador da aprendizagem da leitura em língua inglesa incentivada pelo interesse do assunto, o conhecimento prévio do aluno e as estratégias de leitura “skimming” (leitura superficial para se obter uma idéia geral do texto) e “scanning” (rastreamento do texto em busca de uma dada informação). Acreditamos ser possível desenvolver um projeto para pensar o novo no ensino de língua inglesa no contexto do ensino técnico agrícola a partir da leitura de textos e formar profissionais responsáveis, competentes e comprometidos, despertando técnicos ‘do colégio agrícola para o mundo’.
Palavras-chave:

estratégias leitura,língua inglesa,educação agrícola