Universidade Federal de Santa Catarina
Anais da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16 a 19 de Maio de 2007

Trabalho

Área Temática: Tecnologia
Título: Sistema de Avaliação de Pontos Comerciais da UFSC
Nome do Grupo: PET Informática
Apoio financeiro: SESU/MEC
Apoio de Editais internos da UFSC: Nenhum
Instituicoes Envolvidas: PRAE
Tipo de Exposição: Painel
Nome do Autor:

Leo Willian Kolln

e-mail do Autor:

leokolln@inf.ufsc.br

Fone do Autor:

(48)3721-9629

Unidade/Setor:

Curso:

CIENCIAS DA COMPUTACAO

Centro:

CTC

Co-autor(es):

Renato Besen

Colaborador(es):

Resumo:
A UFSC possui vários locais alugados para estabelecimentos comerciais. Exemplos disso são reprografias (´xerox´), bares e lanchonetes. A PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) é responsável pela fiscalização desses pontos, porém, infelizmente, a PRAE não tinha acesso a opiniões dos usuários desses estabelecimentos. Para resolver este problema, foi proposto um método de coleta de informações através de formulários, sendo que estes foram desenvolvidos pela Empresa Junior da Engenharia de Produção. O problema disso é que não seria prático fazer esta pesquisa de opinião manualmente, pois seriam necessárias muitas pessoas para distribuição e processamento dos formulários, o que tornaria o processo lento, trabalhoso e propenso a erros. Como o objetivo é que todas as pessoas possam dar sua opinião da maneira mais fácil possível, a solução encontrada foi desenvolver um sistema de avaliação que ficasse disponível na internet, baseado nos formulários previamente criados. O sistema desenvolvido pelo PET Computação pode ser utilizado por estudantes e professores, autenticando-se com seus respectivos cadastros no NPD, e também por pessoas sem vínculo com a UFSC, através de um cadastro simples onde fornecerão um login e senha que serão usados para autenticação no sistema. Após se autenticar, o usuário verá uma lista de estabelecimentos pré-definida pela PRAE, nos quais ele poderá dar sua avaliação. A avaliação leva em conta aspectos como preços, qualidade de atendimento e outros pontos específicos relativos ao tipo do estabelecimento, e também tem um espaço para comentários. Os dados enviados são armazenados de maneira anônima num banco de dados. Com essas informações a PRAE poderá analisar de forma eficiente, através de gráficos e estatísticas geradas pelo sistema, a satisfação da comunidade com os estabelecimentos avaliados. Desta forma, esperamos auxiliar a PRAE a tomar medidas de modo a garantir que os estabelecimentos mantenham um bom nível de qualidade e comprometimento com a comunidade. Neste projeto foram utilizadas diversas tecnologias, como PHP, XHTML, MySQL, CSS. Também foram observados diversos webstandarts, visando a acessibilidade do sistema, permitindo assim que usuários com algum tipo de deficiência também possam ser ouvidas.
Palavras-chave:

Avaliação,Internet,Comércio